VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO NESSA AVENTURA!

Itamonte – MG

Itamonte é umas das portas de entrada do estado de Minas Gerais e, como toda cidade mineira, é muito hospitaleira. Lá você encontra atividades muito variadas como: caminhadas, travessias, escaladas, passeio a cavalo ou 4×4, ciclismo de montanha, pesca esportiva, vôo livre, tirolesa, rapel e, é claro, muitas cachoeiras. Cerca de 82% da cidade de Itamonte-MG é constituída por áreas protegidas, tais como: APA Serra da Mantiqueira, Parque Estadual Serra do Papagaio, Parque Nacional do Itatiaia, além disso, integra o Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira e faz parte do Caminho Velho da Estrada Real. Tá bom ou quer mais?!

O que fazer

Cachoeira da Fragária

A Cachoeira da Fragária é formada pelas águas do rio Aiuruoca e possui cerca de 100 metros de altura, sendo a maior cachoeira da cidade de Itamonte. Para se chegar até a Cachoeira da Fragária siga em direção ao Campo Redondo, são 32 km sendo 17 km em estrada de asfalto e paralelepípedos e o restante em estrada de terra com trechos bem precários não sendo recomendado para carros de passeio em dias de chuva. Quando chegar ao povoado de Campo Redondo vire a esquerda logo após o campo de futebol e continue seguindo em frente. Em menos de 1 km você já vai se deparar com uma enorme queda d’agua. Passando pela cerca de arame farpado e descendo através do pasto atente-se a uma árvore com galhos secos, a trilha que leva até a base da cachoeira começa alguns metros a direita dessa árvore. A descida é íngreme e escorregadia, em meio a mata fechada, com duração de 30 minutos. O ideal é visitar a Cachoeira da Fragaria por volta do meio dia porque é o único horário que o sol alcança a base da cachoeira.

Cachoeira da Conquista

Talvez a cachoeira de mais difícil acesso a Cachoeira da Conquista também é uma das mais belas da cidade de Itamonte. É indispensável o acompanhamento de alguém que conheça a trilha, já que o percurso é em meio a um pasto com várias ramificações. A Cachoeira da Conquista fica no Bairro da Conquista! Partindo da BR vire na Rua Marechal Deodoro e depois vire a esquerda em direção à Alagoa, no trevo siga a placa e vire a direita sentido Conquista. Vá andando pela estrada de terra e vire a esquerda na bifurcação e continue até o final da estrada, depois é preciso seguir a pé.

Cachoeira da Usina dos Braga

A Cachoeira da Usina dos Braga fica dentro de propriedade particular e o acesso é restrito dependendo da liberação do caseiro ou do proprietário. O local não é apropriado para banho e também não é permitido, mas da para tirar muitas fotos legais, pois a cachoeira é muito bonita. Saindo da cidade e sentido Alagoa, são 5 km até a placa que indica a Usina dos Braga e o Bairro Morro Grande, ai é só descer a estradinha de terra e virar a direita que você já vai estar no portão da propriedade onde fica a Cachoeira da Usina dos Braga.

A Usina dos Braga também é um lugar bem interessante que vale a pena uma paradinha para umas fotos. A usina, ainda em funcionamento, fornece energia para as fabricas e laticínios da cidade. Logo atrás da placa na beira da estrada, que indica a saída para usina e para o Morro Grande, já está a represa e a barragem da Usina dos Braga que também e a parte de cima da cachoeira já que após passar pela barragem a água cai de uma altura aproximada de 20 metros formando assim a Cachoeira da Usina dos Braga.

Cachoeira do Escorrega

O lugar é muito gostoso. Existem muitas árvores, sombra e alguns bancos para se sentar e simplesmente apreciar o ambiente, mas o principal atrativo é o escorregador natural. A Cachoeira do Escorrega fica 4 km a frente da Usina dos Braga, é só continuar pela estradinha de terra e ficar atento à placa que indica o local. A placa estará em uma saída à esquerda, deixe o carro ali mesmo e desça a pé, você só vai caminhar por alguns metros. No total são 17 km da cidade até a cachoeira.

Cachoeira Alpina

Podemos dizer que está é a cachoeira de mais fácil acesso em Itamonte, a Cachoeira Alpina fica dentro do antigo Hotel Alpino. O hotel não funciona mais, porém lá você encontrará pessoas que são responsáveis pelo local e o acesso à cachoeira é liberado e não é cobrado nada pela visitação. Deixe o carro dentro dos limites do hotel e siga a pé pela trilha que começa logo após uma porteira, são apenas poucos minutinhos até chegar à belíssima Cachoeira Alpina. Com uma linda queda e uma piscina natural, o lugar é ideal para um banho refrescante ou simplesmente se deitar na grama relaxar ao som da cachoeira. Acesso pela BR-354 sentido Dutra, a saída para a Cachoeira Alpina está entre os km 759 e 760, são 16 km partindo da cidade de Itamonte.

Pedra do Picu

Com 2.151 metros de altitude a Pedra do Picu é o símbolo da cidade de Itamonte – MG. A pedra em si tem 120 metros de altura, fica no topo de uma montanha e tem o formato da barbatana de um tubarão. O acesso ao topo é feito somente por escalada e quem tem o privilegio de alcançar o cume pode deixar seu recado no livro de cume além de curtir o belíssimo visual. A trilha até a base da pedra pode ser feita de duas formas: pelo lado norte passando pelo Bairro da Capelinha seguindo por estrada de terra até o Bairro da Fazenda Velha a aproximadamente 18 km do centro e caminhada de mais ou menos 1 hora até a base ou pelo lado sul passando pelo Bairro Engenho da Serra a aproximadamente 15 km do centro e caminhada de mais ou menos 2 horas e meia até a base.

Como chegar

Para quem vem de São Paulo ou do Rio de Janeiro siga pela Dutra (BR-116) até a cidade de Engenheiro Passos e dali pegue a BR-354

São Paulo – 290km
Rio de Janeiro – 240km
Minas Gerais – 430km


Exibir mapa ampliado

Opções

Fotos

Videos

Dicas

Veja a previsão do tempo:

Sua história

    Nome *

    E-mail *

    Lugar(es) que visitou *

    Enviar foto

    Sua história *