VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO NESSA AVENTURA!

Saco de dormir

Como cuidar do seu saco de dormir
Os sacos de dormir são responsáveis pelo conforto e segurança em nossas aventuras. Seguindo algumas dicas de como cuidar de seu equipamento adequadamente você ira prolongar sua durabilidade e eficiência.

Nunca enrole ou dobre o seu saco de dormir para guardá-lo. Sempre o comprima de forma desordenada e sem torções, para evitar que suas fibras “viciem” ou seja, criem dobras (a chamada “memória”)

Em casa guarde-o em um cabideiro aberto, sempre na posição vertical e abrigado de fontes de luz e calor.
Se for guardá-lo em um armário, que seja bem arejado.

Não guarde seu saco de dormir sujo, úmido ou em embalagens plásticas, para evitar a proliferação de mofo.

Lave-o somente quando for realmente necessário, ou seja, suje-o o mínimo possível.O correto é ler o manual do fabricante para descobrir se é possível lavar o seu saco e qual o método adequado de lavagem.

Seque-o à sombra e quando estiver quase seco deixe-o por uns 20 minutos ao sol para a garantia de sua secagem.E jamais lave seu saco na máquina, não utilize alvejante ou passe-o, estes são alguns dos métodos mais eficazes para destruí-lo.

Mantenha o zíper do saco sempre limpo e longe de sujeiras. Sempre que precisar, lubrifique-o com parafina ou silicone (em pasta ou líquido).

Seu equipamento também deve se manter distante de químicos em geral, especialmente dos derivados de petróleo (gasolina, óleo diesel, etc), produtos altamente danosos aos componentes do saco.

Use sempre isolantes térmicos, que além de regularizar o terreno e proteger o usuário da friagem do solo, também reduzem a absorção de sujeira e umidade pelo saco.

Durante a trilha, nunca o transporte fora da mochila, para não danificá-lo nos obstáculos do caminho. O ideal é transportar o saco no fundo da mochila embalado em um saco plástico para proteger da chuva e da umidade.

Em hipótese alguma entre em seu saco de botas, para não sujá-lo ou rasgá-lo.

Ao final de cada viagem ou nos preparativos da próxima, verifique sempre o estado do zíper, do tecido e das costuras.
Precisando fazer algum reparo, acione a garantia ou procure os serviços do fabricante, evitando aumentar o problema com mão de obra inadequada.

Um saco bem cuidado poderá lhe acompanhar por muitos anos, proporcionando-lhe algumas de suas mais agradáveis noites.

Um comentário para Saco de dormir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *