VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO NESSA AVENTURA!

Acampamento na Pedra da Macela em Cunha – SP

Depois de algum tempo sem acampar decidimos jogar a mochila nas costas e ir dormir no mato. Como iríamos apenas passar uma noite acampados, escolhemos uma cidade bem perto de nós. Essa cidade se chama Cunha, aqui mesmo no estado de SP.

Campistas no topo da Pedra da Macela

Cunha é uma cidadezinha, mesmo sendo o maior município do Vale do Paraíba em área com 1.407.172 Km2, fica em meio as montanhas descendo para Paraty/RJ. Com muitas cachoeiras, a trilha do ouro e a Pedra da Macela, esse era o lugar ideal para passarmos a noite.

Devido a alguns contratempos que surgiram, acabamos saindo para o acampamento por volta das 15 horas no sábado. Seguimos pela Dutra por cerca de uma hora e 40 minutos e já estávamos em Cunha.

Decidimos dar uma volta pela cidade pra tomar um café antes da subida. Estava um lindo por do sol na praça, com seus pipoqueiros e o povo bem tranquilo conversando como se o tempo passasse mais lento que nas grandes cidades.

Pipoqueiro na Praça de - Cunha-SP   Cidade de Cunha - SP Matriz

 

Subindo a Pedra da Macela

Por volta das 19 horas chegamos no início da subida para a Pedra da Macela. Neste local há um espaço para deixar o carro, pois, uma porteira impede que os turistas subam de carro até o topo da pedra. Como a trilha é toda cimentada por causa da antena que existe no topo, não vimos problemas em subir durante a noite. Foi bem tranquilo, cerca de 40 minutos e já estávamos montando as barracas.

Ao chegarmos já haviam 2 grupos acampando, arrumamos um cantinho, montamos a barraca e começamos logo aprontar nossa comida. Para deixar o clima ainda melhor, nosso vizinho de barraca sacou o violão e começou uma serenata para as estrelas que estavam lindas no céu.

No jantar, a Fernanda serviu um belo arroz com legumes e mandioquinha com ovos (quem disse que se come mal em acampamentos?), eu logo abri uma garrafa de vinho e tudo ficou perfeito, o mundo parou e só existia aquele lindo momento. Fizemos um ótimo jantar regado a boa música em meio a natureza. Depois do jantar nos juntamos ao coral e ficamos cantando e admirando as estrelas até não aguentar mais o frio da montanha e nos recolhemos em nossas barracas.

Janta Acampamento - Pedra da Macela - Cunha-SP

 

Nascer do sol na Pedra da Macela

Ainda era noite quando comecei ouvir os vizinhos conversando, e uma voz aguda de repente gritou: “Nossaaa você tem que ver a Lua”, depois desse comentário acabei saindo da barraca e lá estava ela, a bela lua crescente e logo abaixo surgiam os primeiros raios de sol. Ficamos ali admirando aquele momento único e tão esperado em todos os acampamentos.

Nascer do Sol - Pedra da Macela - Cunha-SP   Nascer do Sol na Baia de Paraty - Pedra da Macela - Cunha-SP

A Pedra da Macela é um local de fácil acesso, por este motivo um grande número de pessoas sobem bem cedo para ver o nascer do sol e fica repleto de pessoas olhando e admirando aquela linda paisagem.

Montanhas ao Nascer do Sol - Pedra da Macela - Cunha-SP   Raios de Sol - Pedra da Macela - Cunha-SP

O sol nasceu e a temperatura começou a esquentar, preparamos um chá, conversamos com as pessoas que estavam chegando e decidimos levantar acampamento para ir em busca das cachoeiras de Cunha.

Céu Azul Pedra da Macela Cunha-SP

Antes de voltarmos para a cidade decidimos passar na Cachoeira do Mato Limpo, que fica na beira da estrada, sentido Paraty. É uma cachoeira apenas para se admirar, sentar, tomar um caldo de cana , tirar algumas fotos e seguir viagem.

Cachoeira do Mato Limpo estrada Paraty/Cunha   Subida - Pedra da Macela - Cunha-SP

Como já estava próximo do meio dia, voltamos até a cidade para almoçar. Ao terminarmos o almoço fomos em busca da Cachoeira do Desterro. Pedimos informação para um senhor que estava na praça e seguimos em direção a estrada do Mojolo.

 

Em busca das cachoeiras de Cunha

A cachoeira do Desterro é ótima para banho, pena que estava frio…rs, mas foi um ótimo lugar para tirarmos fotos e descansar do almoço. Ficamos ali por algumas horas curtindo o som da cachoeira e partimos para a Cachoeira do Pimenta que ficava à alguns minutos de carro.

Cachoeira do Desterro - Cunha-SP Cachoeira do Desterro primeira queda Cunha-SP Segunda Queda Cachoeira do Desterro - Cunha-SP

Mesmo com friozinho a Cachoeira do Pimenta é um ótimo lugar para visitar. Por que além de ser uma cachoeira muito bonita, com várias quedas que podem ser acessadas por trilhas, nela funcionou durante muito tempo uma hidrelétrica que abastecia toda cidade de Cunha e até hoje você pode visitar suas instalações.

Vista Cachoeira do Pimenta Cunha-Sp

Saímos da Cachoeira do Pimenta o sol já estava se ponto e era hora de pegar a estrada de volta pra casa. Foi um belo acampamento num simples final de semana, onde nos divertimos, conversamos com pessoas diferentes, visitamos lugares lindos, sem precisar viajar para muito longe e é claro; gastando pouquíssimo dinheiro ;).

Admirando Nascer do sol - Pedra da Macela - Cunha-SP

Viu! Se formos criativos, podemos curtir um delicioso final de semana e gastar menos do que num dia passeando pelo shopping.

40 Comentários para Acampamento na Pedra da Macela em Cunha – SP

  • GAbriel Samahá says:

    Porra, que legal cara. A voz aguda tbm era minha. Não acreditei a hora que eu levante da barraca e vi a Lua. Acabei por acordar os vizinhos ao chamar meus amigos “olha a luaaa cara…”

    • Djalma says:

      Fala Gabriel!

      Então foi você que acordou os vizinhos?…rs
      Acordou na hora certa, por que já estava surgindo os primeiros raios de sol né.

      Valew pela companhia, vamos nos entrar em outros acampamentos por ai.

      Abraço

  • Gabriele says:

    lindo lugar deu até vontade de ir conhecer

  • Djalma says:

    Oi Aline.

    Obrigado!
    Fico muito feliz de saber que esta gostando dos nossos acampamentos. Adoramos compartilhar informações e contribuir com a comunidade dos mochileiros.

    Abraço e Boas Aventuras.

  • denise says:

    Tudo lindo! e imagino…se só de olhar as fotos a vibe já foi boa, estando lá deve ser maravilhoso!! voltaram renovados e prontos pra outra né… =)

  • Taísa Mengeuci says:

    Gostei muito do relato sobre a Pedra da Marcela , pretendo visita-lá em breve ..

  • duda says:

    Paga pra subir lá? E aonde deixa carro é seguro?

    • Olá Duda,

      O carro costuma ficar na porteira que inicia a trilha, nunca ouvimos caso de roubo ou vandalismo. Mas se não confiar em deixar na porteiro, pode pedir para deixar em um dos sítios que tem na estrada para a Pedra da Macela, o único problema é que vai caminhar um pouco mais..rs

      Tenha um ótima aventura.

      Abraço,

      • Paulo César says:

        Olá Djalma, pretendo ir de moto nesse proximo fim de semana. Voce sabe se é uma boa deixar a moto estacionada la na porteira de um dia pro outro, na questão de segurança da mesma?

  • Pedro Dworzak Rodrigues says:

    Olá, moro em Jacareí SP gostaria de saber qual ônibus e onde posso pegar para ir em Cunha pois vi a matéria de vocês no blog, e queria mais alguma informações por exemplo se da pra fazer em um final de semana, saindo sábado e voltando domingo.

    • Olá Pedro,

      Não sei se tem ônibus direto para Cunha saindo de São José dos Campos, mas você pode vir até S.J.C e pegar o ônibus para Guaratinguetá e lá pegar um circular até Cunha.

      Num final de semana da pra fazer muita coisa. Se sair bem cedo daqui no sábado, dá pra conhecer umas cachoeiras e depois ir para a Pedra da Macela, lá é um trilhas bem tranquila que da pra fazer até ao anoitecer.

      Tenha uma boa aventura.

      Abraço

  • Julian Gomez says:

    Salve, Djalma! Vc conseguiria me informar quanto tempo, aproximadamente, se consegue fazer de Cunha até a Pedra, a pé? e da Pedra até as cachoeiras? Não tenho carro e gostaria de fazer esta viagem em um feriado de uns 3 ou 4 dias logo, teríamos mais tempo para fazer caminhadas… Agradeço desde já… um abraço

    • Olá Julian,

      Não sei lhe dizer ao certo quanto tempo você pode levar da estrada até a Pedra da Macela andando, sei te dizer que é possível, vai sofrer um pouco mas se tiver um preparo físico você consegue. Agora ir para a Pedra e no outro dia ir para as cachoeiras fica um pouco complicado. Eu recomeno você fazer uma pesquisa dos itinerário dos ônibus pra saber se passa perto das cachoeiras.

      De qualquer maneira vale a pena você ir tentar contratar alguém da região pra te levar.

      Espero ter ajudado.

      Depois nos conte como foi essa aventura.

      Grande abraço.

  • Rosália Santos says:

    Olá
    Adorei as dicas, pretendo ir no próximo final de semana.
    Gostaria de saber se a estrada para a Pedra Macela fica próx a rodoviaria da cidade ^^

    • Djalma Toledo says:

      Olá Rosália,

      A estrada para a Pedra da Macela fica no asfalto sentido Paraty depois que passa a cidade. Verifica se tem algum circular que sai da rodoviária que passa lá perto.

      Espero ter ajudado.

      Boa aventura!

  • Leonardo Heo says:

    Olá! Dijalma

    achei muito bacana suas diacas aqui! decidi ir para pedra da macela na semana que vem. Mas como eu não tenho carro, iria de ônibus até a cidade. Então você pode me informar se tem outro ônibus até o início da trilha? e da cidade se for a pé, quanto tempo demoraria aproximadamente?

  • José Eduardo says:

    É seguro acampar lá na Pedra da Macela? Não é preciso pedir nenhum tipo de autorização antes?

  • Daniel says:

    Boa tarde Djalma, gostaria de fazer um acampamento como este….sabe me dizer se é possível acampar próximo a uma dessas cachoeiras? Sabe me dizer se é arriscado por conta de assalto? E por ultimo, sabe me indicar outro lugar próximo para se fazer um bom acampamento com segurança?

    Obrigado e valeu por todas as dicas!

  • Marcelo Rodrigues de Paiva says:

    Bom dia a Todos,
    queria informações de como chegar até o inicio da subida da pedra macela?

  • Talitha says:

    Oiee… vi vaaarias fts da vista da pedra da macela. Mas fiquei na duvida sobre a vista p mar. Alguns pontos parece ter uma boa visibilidade, ja outras nem tanto. As fts q vcs postaram da vista, estao exatamente como eu gostaria de ter. Qria saber como é da em cima se foi so impressão minha ou realmente tem trechos q dao p ver melhor o mar? Esse lugar q vcs acsmparam é facil de achar?

  • Karolina says:

    Ola. Adorei o blog. Pretendo acampar la esse mês ainda. Sabe se e seguro? Ou tem q ir galerao? Pq iria eu e mais 2 meninas so hahahaha

  • Analice says:

    Quando foram?

  • Jussara says:

    Ola! Estou pensando em ver o por do sol e logo em seguida descer a trilha, nao gostaria de acampar, voce acha que é tranquilo descer a trilha no inicio da noite?

  • Felipe de Moraes Sobrinho says:

    Opa muito daora essa viagem, pretendo fazer ela daqui 2 semanas… Tira algumas dúvidas, é total segurança este pico? nem veículos 4×4 pode subir ate o topo?
    valeu, abraços

    • Djalma Toledo says:

      Olá Felipe,

      Pode ir com tranquilidade acampar na Pedra da Macela, no topo tem uma torre que fica segurança durante 24 horas. No início da subida tem uma porteira que fica fechado pois é propriedade particular por isso não é possível subir de 4×4.

      Obrigado pelo seu comentário.

      Tenha uma ótima aventura.

      abraço

  • Rodrigo Gomes da Silva says:

    O quanto desse fim de semana foi feito a pé e/ou de carro ?

    • Djalma Toledo says:

      Olá Rodrigo,

      Apenas a subida da Pedra da Macela foi feito a pé, é possível chegar com o carro até a porteira onde deixamos o carro e subimos a pé por cerca de 40 minutos.

      Obrigado pelo seu comentário.

      Boa Aventura!

  • Capitão do Mato Acampamento says:

    E ae brother, blz,

    dá pra chegar de moto até o cume? pode montar barraca para pernoitar?

    Valeu !!!

    • Djalma Toledo says:

      Fala Capitão,

      Não é possível chegar até o topo da Pedra da Macela de moto por que existe uma porteira no início da subida que fica trancada com cadeado. Até o pessoal que salta de Paraglider tem que subir até o topo com a mochilona. Mas é bem tranquilo, são apenas 40 minutos de subida.

      Boa aventura.

      abraço

  • Kerolen says:

    Oiee, pretendo ir para Cunha e achei bem legal a ideia de acampar na Pedra da Macela… Estaria so eu e meu namorado, vc acha que é seguro mesmo assim Djalma?

    • Djalma Toledo says:

      Oi Kerolen,

      Acredito que seja seguro sim, no topo ficam guardas na torre onde vocês terão que assinar o livro pra poder acampar. Já acampei muitas vezes no topo e nunca tivemos nenhum problema e na época do inverno certamente encontrará outros grupos acampando lá.

      Espero que tenha uma ótima aventura.

      abraço.

  • Carlos Eduardo says:

    Olá, fiquei interessado e queria saber se qualquer carro (baixo) pode chegar até essa porteira? Obrigado!

    • Djalma Toledo says:

      Olá Carlos,

      É possível sim chegar com qualquer carro até a portaria do início da Subida da Pedra da Macela. Vai de vagar que consegue chegar tranquilamente, recentemente um amigo foi com um carro 1.0 pra lá e chegou sem problema nenhum. São apenas 6km de estrada de terra, sendo que a subida pior está asfaltada.

      Espero ter ajudado.

      Boa Aventura na Pedra da Macela.

      abraço.

  • MARCELO says:

    Olá. Qual a distância aproximada dessa porteira até a pedra da macela? Tu acha que seria possível uma pessoa que faz uso de muletas, chegar até lá?

    • Olá Marcelo,

      Não sei te falar com exatidão a distancia da porteira da Pedra da Macela até o topo mas te digo que não é muito distante não. A subida para a Pedra da Macela dura aproximadamente 40 minutos. Acredito que seja possível levar seu amigo de muletas, pois a subida é cimentada até o topo e não vai passar por Trilhas.

      Espero ter ajudado.

      Boa Aventura!!!

  • James says:

    Bacana Dja! Muito legal! Esse rango ai na panelinha tá show hein! Teve até vinho hehe

    • Que bom que gostou James. Costumamos sempre fazer uma boa comida nos acampamentos e como a Pedra da Macela é de fácil acesso, conseguimos levar um peso a mais e até levarmos um Vinho…rs Não é por que vamos acampar que temos que comer mal né….rs

      Obrigado pelo comentário.

      Boa Aventura!!!

  • Paloma says:

    Olá!! Vou acampar lá por esses dias .. tem alguma dica para não passarmos fome e nem muito frio??kkkk

    Obrigada

    • Olá Paloma,

      No topo da Pedra da Macela não é tão frio pois a altitude é de apenas 1840 Metros, mas de qualquer forma deve ir bem agasalhada e com um saco de dormir e um Isolante Térmico. O que deve se preocupar é com o vento, procure um lugar fechado para montar a barra.

      Sobre a comida, você pode levar castanhas, frutas, se quiser gastar um pouco mais pode comprar aquelas comidas Liofilizadas. Como a trilha é curta dá pra levar bastante comida..rs

      Espero ter ajudado.

      Boa Aventura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *