VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO NESSA AVENTURA!

Como planejar sua viagem

Postado por: Fernanda R. Farina.
Viajar, curtir a natureza, conhecer pessoas, lugares e colecionar boas histórias… hum esse é meu esporte preferido, minha filosofia de vida.

Como é bom quando arrumamos nossa mochila, colocamos um tênis confortável e saímos mundo a fora deixando para trás nossa rotina, sem precisar pensar e nem se preocupar com nada.

Mas como nem tudo sempre sai exatamente como nós esperamos algumas vezes a viagem pode acabar antes do que esperávamos e até mesmo antes de começar de fato por conta do surgimento de alguns imprevistos. Para evitar que isso aconteça conosco e com outras pessoas decidi investir mais no planejamento.

Para planejar sua viagem não tem muito segredo, basta seguir algumas dicas importantes que irão auxiliá-lo.

Defina a data de viagem

Verifique qual a data disponível para viajar e em seguida comece a pesquisar as possibilidades considerando as melhores opções para aquela época. Por exemplo: se estiver no verão aproveite o calor para visitar lugares como praias e cachoeiras, ou se estiver no inverno, picos e montanhas são ideais pois as chance de chuva nessa época são menores.

Escolha o local

Se optar por um lugar que você não conhece, converse com pessoas que já visitaram o local, procure saber sobre a cultura dos moradores enfim, informe-se sobre tudo que pode fazer a diferença na hora de se divertir. Dependendo do lugar que você pretende visitar principalmente se for uma viagem internacional, além do passaporte pode ser que precise de algumas vacinas e neste site tem algumas informações que podem te ajudar:

http://www.anvisa.gov.br/viajante/

Defina como pretende se hospedar, e informe-se sobre as opções

Para curtir e relaxar de verdade, sem ser pego de surpresa em situações que podem literalmente acabar com sua viagem, por exemplo, quando pretendemos acampar devemos pesquisar se no local existe camping, e se a opção for por acampamento selvagem ou à beira da praia, devemos nos informar se é permitido acampar nestes locais e se os turistas são bem vindos pela comunidade local, procure saber se existem pousadas e hotéis e se possível ligue antes de ir e faça suas reservas.

Crie um roteiro e defina as atividades que pretende fazer

Verifique os passeios turísticos e as opções de lazer que o local escolhido pode te oferecer, é muito interessante fazer uma lista dos pontos turísticos que você deseja conhecer incluindo quais as atividades e passeios disponíveis, para não se decepcionar com o destino escolhido, por isso, procure o maior numero de informações possíveis, veja fotos, vídeos, relatos e verifique se é realmente o que você espera encontrar no local.

Defina quanto dinheiro poderá gastar

Uma boa dica na hora de escolher o local é levar em conta quanto você pode gastar e suas preferências, se você gosta mais de montanha, praias, cidades históricas, um local com agito ou sossego é importante pesquisar preços como passagem, hospedagem, pacotes de passeio, guias turísticos etc.

Consulte a previsão do tempo

A escolha do seu destino de viagem também deve ser tomada dependendo da época do ano que você vai viajar, por isso devemos estar atentos ao clima do local analisar as previsões e condições do tempo.

Faça uma lista de tudo que você vai levar

Procure saber se no destino que você escolheu existem locais para comprar ou preparar sua comida. Não leve bagagem desnecessária, faça um lista com os ítens principais para sua viagem, carregue com você somente o que realmente irá precisar, deixe em casa objetos que não terão uso durante a viagem e que só irão fazer peso e atrapalhar seu passeio, portanto, deixe pra traz também as preocupações, conflitos e principalmente o stress. Afinal a idéia é desvincular-se de tudo que te faça lembrar das rotinas do dia a dia e essa é a parte que eu mais gosto.

Para facilitar o planejamento faça a você mesmo as perguntas a seguir.

  • 1. Quando pretendo viajar?
  • 2. Quanto pretendo gastar?
  • 3. Para onde pretendo ir?
  • 4. Qual a estrutura do local?
  • 5. Como e aonde irei me hospedar?
  • 6. O que espero encontrar por lá?
  • 7. Quanto tempo pretendo ficar?
  • 8. O que levar?

Essas perguntas irão auxiliá-lo, neste planejamento, pois é através de suas respostas que você ira criar toda a expectativa para sua nova aventura.

Depois de tudo respondido, é só seguir viagem, curtir cada momento e deixar acontecer.

Um comentário para Como planejar sua viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *