VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO NESSA AVENTURA!

A Trilha das Sete Praias – Ubatuba – SP

Nossa aventura desse final de semana foi a Trilha das Sete Praias em Ubatuba – SP, que percorrendo uma trilha de nível médio é possível passar pelas praias da Lagoinha, Oeste, Perez, Bonete, Grande do Bonete, Deserta, Cedro e Fortaleza.

Até hoje só tínhamos feito parte desta trilha, acampávamos na praia Grande do Bonete e voltávamos dali, mas desta vez resolvemos fazer a trilha completa e seguir adiante até as praias Deserta, Cedro e Fortaleza. Então tomamos a decisão preparamos nossas mochilas e levantamos cedo para aproveitar ao máximo cada minuto.

Descendo a Serra

Partimos de São José dos Campos por volta de 07:30, o sol já estava radiante e o dia estava prometendo o que não estava bom era o transito que logo no inicio do trajeto estava bem lento devido as obras na Rodovia dos Tamoios.

Após uma parada em um restaurante para usar o banheiro e beber água, seguimos viagem esperando que o trânsito pudesse melhorar para chegarmos logo ao inicio da trilha.

Assim que chegamos em Caraguatatuba paramos em um supermercado e compramos alguns itens para fazermos nossas refeições no acampamento e aproveitamos para tomar um café da manhã mais reforçado antes de seguirmos para nossa aventura.

Pegamos a estrada até Ubatuba e então chegamos ao Condomínio Lagoinha onde deixamos o carro e começamos a trilha as 11:20.

Praia da Lagoinha, Oeste e Perez

praia-da-lagoinha-ubatuba-trilha-das-7-praias

A trilha se inicia bem no final da Praia da Lagoinha, seguindo alguns metros pela trilha e já chegamos na Praia do Oeste. Uma praia com muitas pedras, boa para ficar admirando o mar e fazer pescaria. Logo ao lado fica a Praia do Perez uma pequena praia com alguns barcos e muitas casas próximo da areia.

praia-do-oeste-trilha-das-7-praias-ubatuba   praia-do-perez-trilhas-das-sete-praias-ubatuba

Seguimos um pouco mais adiante na trilha e nos deparamos com uma piscina natural, um cenário tão belo, que não conseguimos resistir e antes de continuar a trilha resolvemos dar um mergulho.

piscina-natural-trilhas-das-7-prais-ubatuba   piscina-natural-trilhas-das-7-prais-ubatuba-praia-o-perez

Depois de um belo mergulho seguimos a trilha para próxima praia que era a Praia do Bonete. Passamos por 3 praias logo no início da trilha e todas estavam movimentadas devido ao fácil acesso.

Praia do Bonete

quiosque-paria-bonete-trilha-das-sete-praias-ubatuba-sp

Seguimos mais uns 10 minutos e chagamos na Praia do Bonete, com o mar um pouco mais agitado, mas com ondas bem pequenas, nesta praia existe um quiosque com porções, cerveja e ducha, por isso ela já é um pouco mais movimentada. Decidimos parar e tomar uma cerveja mesmo com o preço um pouco salgado, assim como a água do mar :).

criancas-praia-do-bonete-trilha-das-sete-praias-ubatuba-sp

Descansamos um pouco, conversamos e fizemos amizade com algumas pessoas que estavam lá. Falamos sobre nosso site contamos histórias e uma das pessoas nos convidou até para conhecer sua pousada, mas como nosso tempo era curto e já tínhamos nossos planos, marcamos de voltar um outro dia para conhecê-la. Terminamos a cerveja nos despedimos e seguimos a diante.

Ainda na praia do Bonete, encontramos um grupo de mochileiros fazendo um lanchinho, trocamos uma idéia rápida e descobrimos que eles estavam fazendo o mesmo caminho e iriam acampar na praia do Cedro assim como nós.

mirante-trilha-das-sete-praias-ubatuba-sp

Praia Grande do Bonete

Mais alguns metros de trilha e chegamos à Praia Grande do Bonete, uma praia bem conhecida por nós, pois já acampamos ali diversas vezes temos até um vídeo da praia do Bonete que fizemos em um desses acampamentos.

chegada-praia-do-bonete-trilha-das-7-praias-ubatuba-sp

Esta praia é bem extensa com mar calmo e água muito limpa, existem algumas casas na beira do mar e uma pequena vila de pescadores, nesta vila é possível encontrar restaurantes e bares bem simples e com estilo bem caiçara. Como somos muito fãns desta praia e ninguém é de ferro, fizemos mais uma parada e aproveitamos o sol para dar uns mergulhos e como sempre a água estava maravilhosa.

praia-do-bonete-trilha-das-7-praias-ubatuba-sp   pedras-praia-do-bonete-trilha-das-7-praias-ubatuba-sp

Praia do Cedro e Praia Deserta

placa-praia-do-bonete-trilhas-das-7-prais-ubatuba

A continuação da trilha fica no final da praia e é indicada por uma placa em frente a uma casa vermelha, então passamos em frente à casa e viramos a direita. Esta trilha inicia-se com uma subida um pouco mais íngreme do que as anteriores, porem bem tranquila.

No meio da trilha encontramos um desvio a direita que leva a um mirante com vista para praias do Cedro e Deserta, uma vista linda que vale a pena subir o morro para apreciar e tirar fotos.

mirante-ilha-na-trilha-das-sete-praias   mirante-praia-deserta-trilhas-das-7-praias

Quando chegamos na Praia do Cedro já era fim de tarde e a praia que escolhemos acampar foi a praia Deserta, que não estava tão deserta assim, já havia um casal acampando e mais adiante na praia do Cedro estavam mais duas famílias acampando e pescando.

mae-e-filho-praia-do-cedro-ubatuba

Encontramos um lugar para montar acampamento, um lugar perfeito, com bastante sombra, uma base segura para fogueira, alguns troncos para sentarmos enfim, toda a estrutura que a natureza podia nos oferecer. Montamos as barracas tiramos muitas fotos e descansamos um pouco, afinal não tem lugar melhor para relaxar e descansar do que na areia da praia de frente para o mar e ouvindo apenas os sons da natureza.

mochilierios-na-praia-deserta-ubatuba-sp

Enquanto descansávamos foram chegando mais mochileiros, e encontrando seus lugares para acampar e curtir aquele paraíso.

Deixamos nossas coisas nas barracas e fomos à Praia do Cedro onde tem uma bica de água, ali tomamos um banho gelado, abastecemos nossas garrafas e voltamos ao nosso acampamento.

Ao cair da noite acendemos a fogueira, preparamos nosso jantar, abrimos um vinho e ficamos curtindo aquele belo cenário com um luar que clareou a noite tornando tudo ainda mais especial.

Acordamos no domingo por volta das 9:00 com um lindo dia, ai veio aquele momento que se abre o zíper da barraca, sente uma brisa leve no rosto e se da de cara com o mar e o céu azul, momentos como este não tem preço por que uma vista como esta não é todo dia que podemos apreciar.

embarcacao-no-horizonte-ubatuba-sao-paulo

Fizemos nosso café e logo aproveitamos o belo dia de sol, caímos na água depois fizemos um passeio pelas pedras que tem no canto da praia do Cedro. Avistamos tartarugas marinhas enormes nadando bem próximo as pedras. Ver um animal como esse livre em seu hábitat natural é uma coisa magnífica e ao mesmo tempo preocupa pela sua fragilidade e pelas atitudes do ser humano que não tem consciência de que o lixo deixado na praia pode ser levado pelas ondas ou pelo vento até o mar e matar peixes e tartarugas acabando com a biodiversidade do local.

casal-na-praia-do-cedro-ubatuba

tartaruga-na-praia-do-cedro-ubatuba-sp   piscina-natural-praia-do-cedro-ubatuba-sp

Voltamos do passeio e já era hora do almoço decidimos então fazer a ultima refeição com o pouco de álcool que restava, e foi a conta, deu pra fazer uma bela sopa de macarrão com legumes.

Depois do almoço tiramos um cochilo na sombra das arvores e após o cochilo desmontamos as barracas e limpamos o local, para deixar exatamente como encontramos, ou ainda melhor do que o encontramos, pois recolhemos além do nosso lixo também o que estava no local quando chegamos.

Praia da Fortaleza

E assim seguimos em direção a ultima parte da trilha que nos levaria até a próxima praia a Praia da Fortaleza. Iniciamos as 17:00, a trilha é bem demarcada com alguns trechos de subida e durante o caminho passamos por duas construções abandonadas e alguns pontos onde é possível avistar várias praias e belas paisagens.

construcao-abandonada-trilha-das-sete-praias-ubatuba   pedras-vista-do-mirante-da-trilha-das-sete-praias

A trilha leva aproximadamente 50 minutos para ser percorrida até chegar na praia da Fortaleza. Uma praia bem extensa em comparação com as outras desta trilha e com areia mais fina e escura.

chegada-praia-da-fortalesa-trilha-das-sete-praias-ubatuba-sp

praia-da-fortaleza-trilha-das-sete-praias-ubatuba-sp   vista-da-praia-da-fortaleza-trilha-das-sete-praias-ubatuba-sp

Neste momento tiramos umas fotos e ficamos tranquilos achando que nossa aventura teria acabado, pois agora era só esperar o ônibus e seguir até o carro. Paramos em um trailer para comer um pastel e pedir informação sobre o ônibus, foi ai é que veio a bomba, o ônibus tinha acabado de passar e o próximo seria a meia noite. Teríamos que caminhar 8 km até a rodovia onde pegaríamos o ônibus para Lagoinha.

mirante-praia-da-fortaleza-trilha-das-sete-praias-ubatuba-sp

Comemos um pastel e seguimos em direção a estrada torcendo para conseguir carona. Vários carros passavam mais a maioria já estava lotado, então andamos, andamos e andamos mais ou menos uns 5 km até que passou uma caminhonete que parecia ser nossa única chance, porém o motorista sinalizou dizendo que estava lotado o que nos deixou bem desanimados. Mas seguindo a diante logo após a curva lá estava ele organizando umas caixas na carroceria para liberar um espacinho. Seu nome era José, ele ficou de nos levar até a estrada, e quando chegamos lá agradecemos e em um bate-papo rápido contamos pra ele sobre o ETrilhas, falamos também um pouco da nossa aventura daquele fim de semana e ele acabou mandando agente voltar pro carro e nos levou até o condomínio da Lagoinha.

No caminho conversamos bastante e descobrimos que José já tinha feito muitas vezes esta trilha e também outras da região que nós também já fizemos como a do Pico do Corcovado. Foi uma conversa muito bacana, ele nos mostrou até umas fotos e contou algumas historias de aventuras que ele já fez. Enfim chegamos ao destino nos despedimos pegamos nossas mochilas e fomos para o carro, bem cansados mas com ótimas lembranças de mais uma aventura. Mesmo quando alguma coisa perece não dar certo, no final acaba bem e tudo valeu a pena.

Dica

Para aqueles que forem curtir a trilha (ou ao menos uma parte dela), mas que por algum motivo não quiserem acampar em uma das praias, o passeio ainda é recomendado! A alternativa nesse caso é buscar uma acomodação na região e para tal, essa ferramenta aqui é uma super ajuda!

43 Comentários para A Trilha das Sete Praias – Ubatuba – SP

  • Débora says:

    Parabéns pela matéria Etrilhas, adorei!!!

  • Rosângela Queiroga says:

    Gostaria muito de fazer essa trilha. Tem algum guia que faça, ou posso fazer sozinha sem nenhum risco?

    • Djalma Toledo says:

      Olá Rosângela.

      Eu não conheço nenhum guia que faça essa trilha, fizemos sem e não tivemos problema. Não aconselho ir sozinha, deve ir sempre acompanhada, se for com alguém que conheça a região melhor. Mas você pode fazer essa trilha sem guia por que as praias são habitadas e pode ir se informando sobre a trilha correta, leia com atenção o relato que vai perceber que descrevemos como é cada parte da trilha.

      Boa aventura!

    • Mariana says:

      Olá! Eu conheço essa trilha há mais de 10 anos e conheço todos os locais! Lá eu te garanto que não há possibilidade de se perder e nem de sofrer roubou ou riscos de assédio! A comunidade caiçara é super unida e cuida bem do local… já fiz essas trilhas até descalça, as crianças caiçaras fazem sozinhas… mas se quiser guia, procure no facebook o local ponta do jarobá que é um quiosque no meio da trilha e é dos meus amigos (Diana, Dara, Denis) você pode ver se algum deles topa ser seu guia!!! Boa caminhada gata… lá é lindo e pare pra almoçar no bonetão na dona lurdes… 😉

  • Juliana Nogueira says:

    Parabéns pela matéria, amei =)

    Estou planejando de ir com os amigos, gostaria de saber se é possível deixar o carro na praia da Fortaleza?

  • Ola… muito bom e detalhado seu post. Muito legal.
    Ve se você pode me ajudar. Irei de onibus com alguns amigos. Você tem a informação de qual pegar, onde parar?
    Obrigada

    • Fernanda R. Farina Vidotto says:

      Ola Cristiane Ramos, que bom que gostou do nosso post.. Você terá que descer na rodoviária de Caraguatatuba e de lá Pegar um ônibus em direção a Ubatuba, e pedir para descer no condomínio Lagoinha, onde fica a Praia da Lagoinha, dali você irá iniciar a Trilha.

  • davidson dos santos ozuna says:

    é maravilhoso , fui muitas vezes fazer trilha com a galera da aclimação, praia da fortaleza é show!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  • davidson dos santos ozuna says:

    já fiz essa trilha á dois anos para um amante da natureza é um prato cheio

  • davidson dos santos ozuna says:

    é lindo

  • erica kaki says:

    Gostaria de mais informações sobre a Trilha das Sete Praias em Ubatuba eu deixo meu carro em Lagoinha e depois da trilha volta como?

    • Djalma Toledo says:

      Olá Érica,

      Você pode pegar um ônibus da Praia da Fortaleza até a Rio Santo e de lá você pega para a praia da Lagoinha. Mas atente para o horário do ônibus por que da Fortaleza até a rio Santos tem poucos ônibus.

      Espero que tenha ajudado.

      Boa aventura.

      • Ricardo Barreto says:

        Olá pessoal.
        Segue site com horários de ônibus em Ubatuba.
        http://verdebus.com.br/

        Na Praia da Lagoinha a frequência de ônibus e maior, por isso, pra quem depender de ônibus, uma boa alternativa seria começar a trilha pela Praia da Fortaleza, só teria que ter disponibilidade para pegar o primeiro busão que sai do centro às 06:50, o próximo sai às 10:40

  • Vanessa Coelho says:

    Boa tarde! Eu e meu marido somos de Ubatuba. Ontem realizamos a trilha das 7 praias. Já tínhamos feito até a praia grande do bonete no verão passado, mas faltava ir até a praia da fortaleza. Pegamos um ônibus daqui do centro e descemos na lagoinha. Fizemos todo o trajeto até a fortaleza, curtimos muito e como estávamos dispostos, seguimos firme até a praia dura, da praia da fortaleza passamos pela praia brava da fortaleza, do costa, vermelha do sul e praia da doca e por fim a praia dura. No final foram mais que 7 praias. Rss percorremos 21 km e na rodovia pegamos ônibus de volta para o centro.

    Vanessa Coelho
    01/11/2014

    • Raphael Martins says:

      Eu e minha esposa fizemos o mesmo trajeto, começamos às 8h na praia dura, passando por todas as praias até chegar ao inicio da trilha. E do fim na lagoinha, engatamos até a praia de Maranduba a pé. Que aventura!

  • Vanessa Coelho says:

    Boa tarde!
    Eu e meu marido somos aqui de Ubatuba, no verão passado realizamos a trilha da Praia da Lagoinha até a Praia Grande do Bonete, ontem decidimos fazer o trajeto até a Praia da Fortaleza. Curtimos muito a trilha. Chegamos super bem na Fortaleza, depois de aproveitarmos algumas horas por lá, decidimos seguir até a Praia Dura. Passamos pela Praia Brava, do Costa, Vermelha do Sul, do Doca e enfim Praia Dura.
    Um visual deslumbrante. Recomendo!

    Vanessa Coelho.
    01/11/2014

  • Solange says:

    Neste último fim de semana eu, meu marido e mais um casal de amigos fizemos a trilha. É simplesmente fantástica! Tudo é lindo! Aconteceu a mesma coisa com a gente: quando chegamos na Fortaleza o ônibus tinha acabado de passar (o último aos domingo é às 15:50h). Então um parente da dona do trailer do pastel nos levou até a estrada numa caminhonete por R$15,00 a cabeça. Preço salgado, mas do jeito que estávamos cansados, teríamos pago até mais. kkkk

  • Alda says:

    Oi, blz de post! Me deixou aguçada a percorrer a trilha.
    Gostaria de saber se é possível fazê-la num dia só, sem precisar acampar?

  • Alexandre Rosa says:

    Puts que massa! Parabéns! Me deixou até com vontade de pegar minha mochila e partir ahahaha

  • Laudicea Sperandio says:

    Olá! Gostaria de começar a trilha pela praia da Fortaleza, dá para fazer na boa? Se eu ffizer a trilha inteira ida e volta no mesmo dia, quanto tempo em média? Obrigada!

  • Crisriane Franco says:

    Olá, já fiz parte do percurso dessa trilha, ela é maravilhosa com certeza! Mas nessa época estava hospedada no condomínio da Lagoinha, desta vez quero ir para acampar e fazer o trajeto até a praia da Fortaleza, tem alguma dica quanto ao estacionamento do carro no condomínio da Lagoinha? Vi que lá existem alguns estacionamentos, mas são seguros? Obrigadaaa! Ótimo Post!

  • Alda says:

    Muito bom esse relato, eu me orientei por ele pra fazer esse passeio em janeiro e deu super certo. O último ônibus da praia da Fortaleza para Ubatuba partiu às 18:30 e chegamos no ponto a tempo. Iniciamos a trilha por volta das 11:00 e fizemos tudo num dia só.
    Encontramos pessoas acampadas, o que deve ser uma ótima experiência, mas seguimos morro acima. A subida é bem íngrime e precisei dar umas paradas para repor o fôlego.
    As praias pelo caminho são lindas, vale a pena aproveitar um pouco de cada. A vista do cume é fascinante e vale muito a pena a aventura.

    • Djalma Toledo says:

      Olá Alda,

      Que bom que foi útil nosso relato, ficamos muito feliz de ter ajudado. Estamos sempre disposto a trocar nossas experiências e ajudar as outras pessoas realizarem suas aventuras.

      A trilha das Sete praia é realmente uma trilha muito linda e vale a pena percorrer mesmo que seja para não acampar. Que bom que deixou esse comentário aqui que mostra para as pessoas que é possível percorre as sete praias no mesmo dia sem acampar.

      Obrigado pelo seu comentário.

      Abraço e boas aventuras!

  • Daniela Zuppa says:

    Olá!
    Irei fazer essa trilha com meu marido e meu filho de 8 anos nesse fim de semana. Queríamos acampar na praia do cedro, mas algumas pessoas informaram que é proibido e outras disseram que os caiçaras detonam as barracas quando pegam alguém acampando. Pelo seu relato, vi que é tranquilo. Acha que dá para arriscar? Ou melhor ficar no camping Super Star da Lagoinha mesmo?
    Grata!

    • Olá Daniela,

      Eu acho bem tranquilo acampar na praia do Cedro ou Praia Deserta, acampamos lá e vimos várias outras barracas inclusive com crianças como na foto que postei no relato. Acho difícil ter problemas com os moradores locais pois no Cedro e Deserta são totalmentes desertas e ñ tem ninguém por perto. Acampe com consciência que não tem problema nenhum.

      Boa Aventura!

      Abraços

  • Faria says:

    Parabéns pelo passeio, vou fazer esta trilha e adorei as dicas.

  • Carlos Alberto says:

    Olá, ótimo post!
    Quais empresas de ônibus que sai de São Paulo para Ubatuba?

  • Julia Pereira says:

    Olá! Vou fazer essa trilha também e gostaria de saber o horario do ônibus que vocês iam pegar..

  • Rafael says:

    Muito bacana o relato, parabéns!
    Eu e uns amigos estamos querendo ir acampar lá na Praia do Cedro agora no Carnaval. Você acha que tem risco de ter fiscalização e nos mandar embora ou é tranquilo?
    É o único receio que ainda temos e por isso ainda não estamos totalmente decididos a ir, embora todos estejam bastante empolgados com relatos como esse.
    Um abraço!

  • tamara says:

    ir com criança ate a praia do cedro seria muito complicado??? alguem me ajuda. obrigada

  • Mau Ramos says:

    Olá! Show de bola!
    Há anos tento fazer a trilha. Á partir de domingo vamos ficar uns dias numa pousada na praia do Sapê.
    Vamos tentar fazer pelo menos parte da trilha com suas dicas.

  • Nivaldo Mendes says:

    Olá, bom dia!!!

    Gosto do site de vocês, quero começar a fazer algumas trilhas, e estou procurando pessoas para me ajudar a começar.

    Não tenho experiência, apesar dos 58 anos, rsrs…

    Mas tenho disposição e bom humor.

    Agradeço,

    Nivaldo Mendes

  • luiz fernando says:

    qual onibus eu pego em caraguatatuba pra ir a praia da lagoinha e quanto ele custa ? final de ano vou paritr de tiete/sp até caraguatatuba e precisava dessas informções para poder chegar ate a trilha das sete praias

  • Jessica says:

    Boa tarde!!
    Quero ir com meu esposo e filho semana que vem, como funciona para acampar na praia do cedro? Podem me dar algumas dicas?
    Não tem problema de acampar lá?
    Tem água doce próxima para tomar banho e etc e para comer, Tem locais próximos para comprar algumas coisas p fazer?
    Como é nosso primeiro acampamento com o nosso filho fico com um pouquinho de receio, dá para deixar a barraca e ir para praia tranquilamente?
    Fico grata e peço até desculpas pelas perguntas bobas, mas são essas coisinhas que fazem a diferença rs.
    Agradeço de coração!

    • Djalma Toledo says:

      Oi Jéssica.

      Comentário ótimo! Essas dúvidas são muito comum e muito importante para acampar com segurança.

      A praia do Cedro fica bem ao lado da Praia Deserta onde existe um riacho de água doce e poderá pegar água para beber e se banhar. Existe muitos espaços perfeitos para acampamento nas duas praias é só chegar e escolher seu espaço, é muito comum as pessoas acamparem por lá. Só que coisas para comer e beber, você deve levar as duas praias são completamente desertas.

      Espero ter ajudado.

      Boa aventura!

  • Jéssica Aline says:

    Olá, gostei muito das suas dicas… É de boa fazer a trilha começando pela praia da lagoinha até a praia da Fortaleza e voltar pela trilha ??? Ou é muito cansativo? Quanto tempo gasta ida e volta?

    • Djalma Toledo says:

      Oi Jéssica.

      Vai ser um pouco corrido, mas é possível sim fazer a trilha ida e volta no mesmo dia, muitas pessoas fazem isso, só tem que estar acostumado a caminhar e não levar mochila muito grande. O trecho mais difícil é do Grande Bonete para a praia do Cedro, pois vc pega uma subida um pouco íngreme, depois da praia Deserta para a Lagoinha e um pouco longa mas é tranquilo por que é feito pela mata.

      Espero ter ajudado.

      Abraço

  • Mariana says:

    Amei o post, mas adianto que os preços são salgados porque lá não existe energia elétrica e tudo que é consumido precisa de gelo que é levado de barco, assim como a cerveja etc… então por todo transporte e trabalho que eles tem para gelar, o preço ainda é barato! Afinal em um barzinho em são paulo pagamos no mínimo mínimo 6,00 a lata!
    Vou deixar aqui meu contato caso alguém necessite de ajuda… eu frequento lá há mais de 10 anos e os caiçaras são como se fossem da minha família!

    Posso ajudar com os barcos, onde comer… se quiserem onde dormir lá na trilha mesmo… (local 100% seguro) Eu garanto, pois já fiz a trilha de noite sozinha com lanterna.. e garanto que as mulheres locais também fazem devido a segurança e união dos moradores!

    11 – 97391-8150

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *