VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO NESSA AVENTURA!

Uma visão sobre o Turismo Sustentável

Postado por : Fernanda R. Farina

Sustentabilidade é algo que vem se falando muito ultimamente, é um modo de agir e pensar e vai da consciência e educação de cada um, a sustentabilidade tem a finalidade de promover a exploração de áreas ou o uso de recursos naturais de forma a causar o menor impacto possível, para não prejudicar o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades que dependem deste equilíbrio para existir, preservando-os para as gerações futuras.

Turismo Sustentável orquídea

Mas então o que seria Turismo Sustentável?

Significa conciliar preservação da natureza com a expansão do turismo. Tarefa um pouco difícil, pois sabemos que o turismo é uma atividade que utiliza muitos recursos naturais, fazendo da natureza pontos turísticos e isso exige construções de infraestrutura para receber os visitantes. O turismo sustentável visa minimizar estes impactos e, todos podem colaborar com a preservação e sustentabilidade dos pontos turísticos, através de pequenas atitudes que fazem toda diferença, como consumir produtos de origem sustentável, ou seja, do qual o fabricante esteja contribuindo com o meio ambiente, se informar sobre as regras do local, o turista também pode optar por um camping ao invés de um hotel, pois acampar é uma pratica que nos permite estar mais próximos a natureza, desfrutando e apreciando suas belezas, contudo precisamos ter o máximo de cuidados possíveis para que nossa presença não prejudique o meio ambiente é importante acamparmos em local que já tenha sido utilizado anteriormente para este fim, planejar o passeio com antecedência também ajuda para que não ocorra imprevistos, se for fazer uma caminhada em meio a mata devemos sempre seguir a trilha demarcada, evitando uma maior degradação e erosão do local.

Turismo Sustentável Flora

Geralmente quem gosta de acampar já tem certa consciência ambiental e se preocupa em preservar a natureza, porem algumas atitudes mesmo que sejam sem intenção, acabam degradando de alguma maneira o local onde escolheram para acampar causando alguns impactos prejudiciais ao meio ambiente.

É muito importante respeitar a natureza como um organismo vivo e reconhecê-la como nosso lar, sempre utilizando o bom senso para não cometermos imprudências e assim mantendo o equilíbrio ecológico do local.

Devemos ver o meio ambiente como um enorme quebra-cabeça e é nosso dever preservar cada uma de suas peças, até mesmo galhos caídos e folhas secas tem um papel importante neste quebra-cabeça, pois, são repositores naturais de nutrientes e ajudam a manter a temperatura agradável do solo auxiliando na manutenção de umidade, estes são fatores essenciais para a sobrevivência de muitas plantas e animais, portanto devemos considerar que quando queimamos este material afetamos diretamente no desenvolvimento natural do local, causando um impacto ambiental em longo prazo. Por isso deve-se tomar muito cuidado ao decidir fazer uma fogueira, devemos optar por uma fogueira apenas quando não houver outra opção e for algo realmente necessário, neste caso o local deve ser bem escolhido, tomando o cuidado de proteger do vento e manter apenas uma pequena chama que seja facilmente apagada, procurar manter o fogo bem longe da vegetação principalmente em estações mais secas quando a vegetação sofre um forte ressecamento ficando mais vulnerável. Essa condição climática é ideal para incêndios que podem começar mesmo com uma pequena fogueira, causando um sério desastre. Saiba mais sobre como evitar queimadas em nosso artigo.

Sapo - Turismo Sustentável

Quanto ao lixo que geramos durante a trilha e nos acampamentos, devemos levá-los e descartá-los em local apropriado, devemos respeitar os animais, evitar fazer muito barulho, não utilizar sabonetes nem produtos químicos em rios e perto de nascentes.

Alguns locais como parques estaduais e nacionais controlam o numero de visitantes diários no intuito de diminuir o impacto causado pelo excesso de turistas, no entanto apenas restringir o número de visitantes não é o suficiente para eliminar o desgaste destes locais, a preservação está relacionada com o comportamento do turista.

Por isso temos que levar em consideração cada situação e tomarmos decisões procurando causar o mínimo impacto possível, agindo com educação utilizando o bom senso e analisando as consequências que os nossos atos terão no meio ambiente.

Lembre-se das quatro regras básicas do turista conciente:

“Não tire nada além de fotos, não deixe nada além de pegadas, não mate nada além do tempo e não leve nada além de boas lembranças”

A natureza agradece.

Um comentário para Uma visão sobre o Turismo Sustentável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *