VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO NESSA AVENTURA!

Vale do Itararé – Parte 2 – Poço do Encanto e Cachoeira do Corisco

No segundo dia 29/12/2013 preparamos tudo e saímos do hotel as 9:00 da manhã. Depois de ter conhecido o Parque da Barreira no dia anterior, decidimos contratar o guia Seu Mário para nos mostrar as belezas da região.

Logo que saímos da praça o Seu Mário já começou a nos explicar que a Avenida dos Tropeiros, a avenida principal da cidade, tem este nome por que os tropeiros que vinham do Rio Grande do Sul passavam por esta avenida para seguir até a Feira de Moares (Feira onde negociavam os animais) em Sorocaba. Informações como essa é que fazem toda diferença no passeio guiado ;).

Passamos no mercado da cidade para comprar alguns itens para complementar nosso lanche e seguimos o caminho de carro por asfalto sentido Senges – cidade visinha já no estado do Paraná – onde pegamos uma estrada de terra.

Cachoeira Véu de Noiva – Vale do Itararé

Depois de alguns minutos de estrada de terra estacionamos o carro e descemos a pé para a Cachoeira Véu de Noiva que também é conhecida como Cachoeira do Lageado, foram 15 minutos por uma trilha que leva até a cachoeira. Quando chegamos ficamos encantados com a quantidade de água que descia pelo paredão que tem 40 m. de altura e 30 de largura, com uma imensa piscina em baixo da queda. Entramos na água, que nos lembrou Ibitipoca-MG por sua água de cor avermelhada, chegamos bem perto da queda e tiramos muitas fotos para registrar ao máximo aquele belo lugar.

 

De volta para a estrada, um pouco mais a frente, pegamos uma pequena trilha onde chegamos na parte alta da cachoeira Véu de Noiva com diversas piscinas naturais, vale a pena uns mergulhos e foi o que fizemos.

 

Canyon de Jaguaricatú – Vale do Itararé

 Seguindo a estrada novamente passando por belas paisagens em meio as plantações de soja até chegarmos em mais um lugar espetacular o Canyon de Jaguaricatú, estacionamos o caro e seguimos por uma trilha bem leve até que avistamos o imenso Canyon. O Canyon Jaguaricatú leva o nome do rio que formou essa enorme fenda na planície que se estende por cerca de 260 KM, segundo nosso guia o Canyon é do período devoniano – período em que toda a região era mar saiba mais. Ficamos ali olhando para aquela vista incrível e aproveitamos a paisagem para fazer um lanche e conversar com outros grupos que chegavam ao local.

Cachoeira da Erva Doce – Vale do Itararé

Passado um tempo voltamos para a estrada por mais alguns minutos e chegamos a mais uma cachoeira, a Cachoeira da Erva Doce, novamente deixamos o carro e seguimos por trilha bem fácil, mas com uma surpresa. Demos de cara com uma manada de búfalos que ficaram nos encarando, alguns deles tinham um sininho no pescoço e durante a trilha as vezes ouvíamos o som dos sininhos, como se alguns búfalos estivessem nos seguindo, mas acho que foi meio coisa da nossa cabeça. Rsrs

Chegando na Cachoeira da Erva Doce encontramos um grupo grande que estava fazendo até churrasco, o movimento neste local é um pouco maior pois o acesso é bem mais fácil do que as demais cachoeiras, mas é uma linda queda e um lugar legal para nos refrescamos nos vários chuveirinhos formados pela queda. Descansamos um pouco até que voltamos ao carro passando bem rápido é claro pelos búfalos ..rsrs.

Poço do Encanto – Vale do Itararé

Seguimos pela estrada durante um tempo até chegarmos em uma porteira que estava trancada, é claro que nosso guia já tinha a chave. Entramos nesta propriedade e seguimos um pouco mais por uma trilhazinha até chegamos ao Poço do Encanto. Que é muito muito muito bonito!!! A água é cristalina e dá pra ver a areia branquinha que tem no fundo. Um lugar realmente encantador e muito sensível, uma curiosidade do local é que ao batermos palmas ou batermos os pés no chão o Poço responde com borbulhas no fundo, nos sentimos privilegiados por estar ali e poder conhecer um lugar como este.

Na volta durante a trilha o guia nos mostrou uma árvore muito legal conhecida como a árvore do amor. Que são duas árvores unidas pelos troncos e segundo uma lenda da região, diz que naquele local foi enterrada uma índia e seu grande amor, um tropeiro que foi morto pelo líder da tribo e que era contra a união dos dois. A índia um tempo depois da morte de seu amor, morreu de desgosto e foi enterrada ao lado então as árvores cresceram e se uniram.

Cachoeira do Corisco – A cachoeira do Coração

Para nós o dia já estava praticamente ganho, mas ainda teve tempo para um ultimo presente da natureza, ali perto voltando para a estrada, seguimos em direção a Cachoeira do Corisco esta cachoeira é um dos pontos turísticos mais procurados da região e fica dentro de um pequeno parque bem estruturado para receber os visitantes, é uma cachoeira apenas para se admirar, pois fica em um local de difícil acesso mas do parque é possível ver e tirar muitas fotos desta queda d’agua que forma um enorme coração em meio a mata.


Voltamos ao hotel depois deste dia cheio de novas descobertas, e já planejando o próximo dia que certamente seria incrível.

2 Comentários para Vale do Itararé – Parte 2 – Poço do Encanto e Cachoeira do Corisco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *