VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO NESSA AVENTURA!

Parque Nacional do Itatiaia – RJ

O mais antigo parque nacional brasileiro é um dos preferidos pelos montanhistas mais experientes que desafiam as alturas menos acessíveis da Serra da Mantiqueira. Ao mesmo tempo é um cenário perfeito para quem pretende explorar a natureza em caminhadas mais leves e sem grandes preparativos.

O Parque Nacional do Itatiaia tem uma serie de montanhas, a maioria delas acessível por trilhas que cruzam a parte alta do parque. Já na parte baixa, o visitante passa por trilhas que o levam por belas paisagens, cachoeiras ideais para se refrescar, além dos Três Picos de onde se vê o Vale do Paraíba.

È cobrado ingresso na portaria e a maioria das trilhas devem ser feita com o acompanhamento de um guia.

O que fazer

Pico das Agulhas Negras

O topo do maciço de 2.791 metros de altura pode ser atingido em três horas de caminhada partindo do Abrigo Rebouças. A caminhada exige algumas técnicas de montanhismo, pois em alguns trechos é necessário o uso de cordas. No final, uma paisagem impressionante: de um lado o Vale do Aiuruoca e o mundo de pedras da região da Mantiqueira, do outro lado o Pico das Prateleiras, que sugere outra caminhada.

Prateleiras

Outra grande estrela do Parque é o Pico das Prateleiras com seus 2.540 metros de altitude é um dos preferidos pelos visitantes do parque e muito procurado pelos praticantes de rappel, oferece uma vista fantástica do Vale do Paraíba.

Morro do Couto

Quem decide subir seus 2.680 metros de altitude é recompensado com uma visão privilegiada de toda a parte alta do Parque. È o mais próximo da portaria, sendo a trilha mais fácil que os demais, um dos únicos passeios em que é permitido ir sem guia, porém é necessário cuidado, pois a trilha é pouco demarcada tendo como referência uma antena no topo de uma pedra próxima ao cume.