VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO NESSA AVENTURA!

Gonçalves – MG

Topo da Pedra Bonita

Esta cidade ao Sul de Minas Gerais, revela uma grande diversidade de natureza ao seu redor, posicionada na Serra da Mantiqueira, a 190 KM de São Paulo. Com belas paisagens, florestas, cachoeiras, penhascos, e pedras exuberantes que chegam a 2.100m de altitude, é um lugar ideal para a prática de turismo rural, esportes radicais, caminhadas, ou apenas um delicioso banho de cachoeira.

A cidade ainda conta com belas pousadas e restaurantes que servem à típica comida mineira, simplesmente deliciosa.

O que fazer

Pedra do Forno

Pedra do Forno

Com 1970m de altitude, esta localizada no bairro terra fria, seu acesso é feito por trilha que contem alguns trechos íngremes e dura no mínimo uma hora, a trilha se inicia a partir do restaurante do “Zé Ovídio”. No topo da Pedra do Forno existe uma capelinha e um cruzeiro, não á espaço para muitas barracas, mas quem tiver a oportunidade de presenciar o nascer do sol ficará encantado com a sua beleza.
A vista é realmente linda e lá de cima da pra se avistar outros picos da região, com a Pedra do Baú e a Pedra São Domingos.

Pedra Bonita

Topo da Pedra Bonita

O ponto mais alto da região que permite visão de 360° com belas paisagens que compensam todo o esforço que se faz para chegar ao seu cume. Primeiro para chegar ao inicio da trilha você deverá seguir pela estrada do bairro do Campestre e virar a direita em uma bifurcação em frente ao espaço Kalevala e seguir até a Fazenda Campestre onde fica o inicio da trilha. Por ser uma propriedade particular, é necessário pedir permissão para entrar.

É indispensável o acompanhamento de um guia, pois a trilhas não é bem marcada. O ideal é ir pela manha, pois o trajeto é longo e dura por volta de cinco horas dependendo do ritmo do grupo. Durante o percurso você passará por uma outra pedra que pode dar a impressão de ter chegado, porém, siga em frente. A Pedra Bonita é o ponto final da trilha.

Pedra de São Domingos

Pedra de São Domingos

Oferece uma belíssima vista de grande parte da Serra da Mantiqueira, do município de Gonçalves e em dias limpos, algumas cidades do sul de Minas. Com 2.050 m de altitude é o segundo ponto mais alto de Gonçalves.

Acesso: Está a 15 km de Gonçalves pela estrada sentido Cambuí. Passando pelo Distrito dos Costas seguir por mais 1 km e virar a esquerda subindo por uma estrada estreita. Este caminho permite ao visitante chegar de carro até o pé da pedra.
Ou pode se chegar a pedra por trilha, ai o acesso é pelo bairro do Cantagalo.

Pedra Chanfrada

Com 1.771 metros de altitude, a Pedra Chanfrada que fica no Bairro Terra Fria tem este nome por ter um dos lados com um corte de 130 metros. Depois de aproximadamente 40 minutos de caminhada por trilha chega-se ao topo de onde pode se avistar grande parte da região de Campos do Jordão, Paraisópolis e Itajubá.
Acesso: Estrada que liga Gonçalves ao Bairro Terra Fria , seguir por 10 km por estrada estreita, até o sopé da pedra.

Cachoeira do Simão

Cachoeira do Simão

Cercada por árvores de diversas espécies que formam sombra para abrigar os visitantes, a Cachoeira do Simão localizada no Bairro do Retido é muito visitada. Em seu lago os mais ousados podem mergulhar e desfrutar de um refrescante banho. Porém, do seu lado direito deságua sobre as pedras um pequeno rio que forma, o que podemos descrever como uma hidromassagem natural tornando-se uma boa opção para os mais cautelosos.

Cachoeira do Cruzeiro

Cachoeira do Cruzeiro

Sentido bairro São Sebastião das Três Orelhas, fique atento pois do lado direito terá uma placa indicando o inicio da trilha. Siga a pé por uma larga trilha passando do lado de uma pousada e seguindo pelo lado esquerdo, passando por algumas cercas de madeira e de arame-farpado. Acaminhada dura aproximadamente 15 min. É bom se informar melhor sobre o caminho porque, apesar de ser perto é possivel se confundir no meio do caminho.

Cachoeira do Retiro

Cachoeira do Retiro

O inicio da trilha é o mesmo da Cachoeira do Cruzeiro, a diferença é que, quando a trilha seguir para esquerda, repare que tem uma ramificação para a direita. Caminhe por esta trilha descendo o morro e após uns 10 minutos você chegará a Cachoeira do Retiro.

Como chegar

Partindo de São Paulo pela Fernão Dias são 215 km, aproximadamente 3 hrs.
Quem vem do Rio de Janeiro o trajeto é mais longo 375 km, aproximadamente 5 hrs.
Exibir mapa ampliado

Videos

Assita o vídeo e confira tudo que rolou em mais essa aventura da Equipe ETrilhas.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0e1SDKHUiT0[/youtube]

Opções

ONDE COMER / FICAR
Restaurante e Pousada PEDRA DO FORNO, tel. 9953-5534 bairro Pedra do Forno, Gonçalves – MG

Sua história

Se você já visitou esta cidade e gostaria de compartilhar sua experiência é só nos enviar sua história contando como foi, o que mais gostou e dicas do que a de melhor na região.

OBS: seu texto será postado dentro de 1 ou 2 dias e aquele que possuir termos ofensivos como palavrões, por exemplo, serão excluidos.

Nome *

E-mail *

Lugar(es) que visitou *

Enviar foto

Sua história *