VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO NESSA AVENTURA!

Ilhabela Litoral Norte – SP

Localizada a cerca de 150 km de São Paulo, Ilhabela é um município arquipélago, em outras palavras, possui um território composto por algumas ilhas, sendo a maior e mais importante, a Ilha de São Sebastião, com cerca de 337,5 km² de área.

Ilha de São Sebastião?

Sim, antes de ser balizada de Ilhabela, o local foi chamado de Maembipe pelos índios Tupís, Que quer dizer “lugar de troca de mercadorias e resgate de prisioneiros”, com a chegada dos primeiros portugueses, a ilha recebeu o nome de “Ilha de São Sebastião” pois como de costume naquela época nomeava-se a cidade com o santo do dia. Foi chamada também de Vila Bela da Princesa, Formosa e finalmente Ilhabela.

Hoje a área total do arquipélago é de 348 km² sendo composta pelas Ilhas da Vitória, Dos Búzios a de São Sebastião e ainda pequenas ilhas como a dos Pescadores, das Cabras, da Semítica, da Figueira, da Serraria, dos Castelhanos, da Lagoa e das Anchovas. Sua população está em torno de 35 mil.

Conhecida também como a Capital da Vela devido às condições de vento do canal que separa a ilha do continente. Ilhabela conta com escolas náuticas, clubes e suporte para varias competições, a mais conhecida a Semana de Vela de Ilhabela, que ocorre na primeira semana de Julho.

Além de Capital da Vela já foi chamada por alguns de “Ilhabela Capital do borrachudo”.
Com temperatura variando entre 22° e 25°, tem sua Mata Atlântica preservada em 92%. Conta com 360 cachoeiras, sendo algumas sazonais, e 40 praias, algumas de difícil acesso.

Ilhabela é uma ótima pedida para o Verão, e feriados. Mas se você não gosta de muita agitação, fuja das datas comemorativas. Embora seja uma Ilha possui bancos, supermercados, um ótimo hospital, restaurantes, baladas, bares e uma boa rede de hotéis.

O acesso é feito através de balsas que na temporada trabalham 24 horas por dia de 30 em 30 minutos.

Fora da temporada após a 1 hora da manhã as balsas funcionam de hora em hora até as 04h30min da manhã e de 30 em 30min o restante do dia. Por ser uma cidade turística os preços são como a água do mar… Salgados, principalmente no verão.

O que fazer

Trilha dos Castelhanos

Com aproximadamente 20km de estrada de terra a partir do Parque Estadual de Ilhabela, a trilha da acesso a Praia dos Castelhanos. A trilha pode ser feita a pé (aproximadamente 6 horas de caminhada), de bicicleta, moto, ou de carro, mas atenção! Em dias chuvosos a pista é fechada, e após dias chuvosos é recomendado verificar as condições da estrada na guarita do parque. Em alguns dias somente veículos off-road e motos de cross são liberados, sendo a parte da manhã reservada para ida e a parte da tarde para a volta. Existem varias agencias que fazem passeios para a Baía dos Castelhanos tendo o passeio duração de um dia. Não existe nenhum tipo de comercio ao longo do trajeto.
Indispensável levar repelente.

Trilha Cachoeira do Gato

Trilha de fácil acesso, com cerca de 30 minutos de caminhada é possível chegar a uma das mais belas cachoeiras de Ilhabela, com uma cascata de 80 metros de altura a cachoeira do Gato é ponto obrigatório para quem vai até a baía dos Castelhanos. A trilha se inicia a partir do lado norte da praia dos Castelhanos, leve repelente, maquina fotográfica e tenha cuidado com as pedras que são muito escorregadias.

Trilha das praias Mansa, Vermelha e Figueira

A partir do lado sul da praia dos Castelhanos, existe uma trilha que é utilizada pelos próprios moradores para chegar a essas três praias. Até a Praia Mansa o percurso dura 30 minutos. Da praia Mansa até a Vermelha há outra trilha de aproximadamente 45 minutos. Continuando a trilha até a Figueira, é preciso encarar mais 2 horas de caminhada.

Trilha da Água Branca

Com inicio na guarita do Parque Estadual de Ilhabela, localizada a esquerda da estrada que vai para o Castelhano, a Trilha da Água Branca tem 2.130 metros de extensão e vários poços a trilha é muito bem sinalizada, sendo dispensável a companhia de guias. Ainda é possível apreciar a fauna e flora em um posto de observação existente no meio da mata. Vale a pena conferir os três poços, levar lanche, e é claro, não esquecer de trazer o lixo de volta!

Trilha do Bonete

Para chegar ao Bonete, uma comunidade tradicional caiçara, é preciso embarcar em canoas (pagas) ou percorrer a trilha do Bonete de 16 km. A trilha conta com varias cachoeiras entre elas a mais conhecida a da Lage.

A trilha exige bom preparo físico, pois possui terreno acidentado e muitas subidas íngremes. O percurso dura aproximadamente 5 horas contando com as paradas para banho nas cachoeiras. Antes do inicio da trilha, na Ponta da Sepituba existe um estacionamento (pago) onde se podem deixar os veículos. Atenção ao clima, pois com chuva as cachoeiras aumentam seu volume consideravelmente impossibilitando a travessia.
O Bonete é indicado pra quem gosta de acampar, pegar ondas, tomar banho de cachoeiras. NUNCA ESQUEÇA O REPELENTE!

Trilha dos Três Tombos

Localizada no bairro da feiticeira, no loteamento Mirante da Ilha, é uma trilha de nível fácil com no maximo 500 metros. É possível visitar as três quedas d’água e banhar-se nas duchas relaxantes. Como é trilha de cachoeiras, leve repelente.

Praias

Praia do Veloso

Fica no setor sul da ilha, ao lado da praia do Curral. Com pouco mais de 100 metros de extensão e fácil acesso.

Praia do Curral

Aproximadamente com 500 metros de extensão é a praia mais famosa da Ilha, com vários bares, restaurantes e campings. Afastada 8 km da balsa na direção sul da Ilha. Na ponta do Ribeirão, no lado direito da praia, estão os destroços do navio cargueiro “Aymoré”, um dos preferidos para o mergulho contemplativo. A praia do Curral é o lugar certo pra quem curte lugares movimentados, corpos deslumbrantes e musica eletrônica.

Praia Grande

Localizada ao sul da ilha a 6 km da balsa tem aproximadamente 280 metros de extensão, é uma praia que conta com quadras de esporte, bares, restaurantes e uma charmosa igrejinha.

Praia do Julião

Famosa por sua tranqüilidade a praia do Julião está localizada ao lado da Praia Grande. Chega-se a praia através de uma trilha a partir da avenida principal, ou pela costeira partindo da Praia Grande ou da Praia da Feiticeira. A praia, com menos de 200 metros de extensão, conta com um pequeno restaurante, aluguel de caiaques e aos fins de semana com uma banquinha de Caipifrutas. A frente existe um Ilhote que serve de abrigo a aves migratórias. Indicada para famílias com crianças.

Praia da Feiticeira

Muito freqüentada, está localizada a cerca de 200 metros da estrada principal, onde é necessário descer uma trilha a partir da avenida, e 5 km da balsa sentido sul. Duas cachoeiras deságuam na praia de águas cristalinas. È indicado que se leve o que comer e beber, pois não há quiosques por perto.

Praia da Ilha das Cabras

Fica cerca de 2 km da balsa sentido sul, próximo ao Santuário Ecológico da Ilha das Cabras. O local é indicado aos principiantes que querem conhecer as maravilhas do fundo do mar. Praia urbanizada que conta com bares, hotel e uma escola de mergulho. Submersos em águas cristalinas, está à escultura do Rei Netuno, carruagens, corais, peixes, tartarugas etc. Mas muita ATENÇÂO! Existe uma forte correnteza entre a Ilha das cabras e a praia, e também ao redor da mesma, por isso, evite mergulhar sozinho, aos aspirantes a Cesar Cielo de primeira viagem, recomenda-se o aluguel de caiaques na própria praia. Apesar de ser um dos pontos mais lindos de Ilhabela o local já tem registro de algumas mortes por conseqüência da correnteza.

Praia do Perequê

Com 900 metros de extensão, a praia é repleta de coqueiros. Localizada a 2 km da balsa sentido Vila (centro). Com varias opções de bares e hotéis e ventos do quadrante sul, é mais um ponto frequentado pelos praticantes de windsurf e kitesurf. Praia urbanizada e de águas calmas, com opções de passeios de caiaque, rede de vôlei e traves para futebol. Com todos esses atrativos, haveria algum defeito? Bem…A água não é das melhores.

Praia do Itaguaçú

Com cerca de 400 metros de extensão, essa praia conta com bares e restaurantes. De águas tranqüilas e nem sempre limpas, está localizada a 3 km da balsa sentido centro.

Praia do Engenho D’Água

Localizada na área urbana de Ilhabela e beirando a ciclovia, a Praia do Engenho D’Água antigamente servia para o embarque de cachaça fabricada no engenho que ainda hoje existe na fazenda que nomeia a praia. A praia e seus jardins são ideais para aqueles que não têm muito tempo para ir a lugares muito distantes. Não possui banheiros nem bares. A praia é indicada para leitura, caminhadas e um bom bate papo.

Praia do Itapemar

Situada a 300m do centro, possui quiosque com ducha, mas não oferece banheiro. Águas cristalinas e calmas, com vista para veleiros e lanchas que ficam ancoradas à frente do hotel, que dá nome a praia. Boa para quem deseja conhecer a Vila e curtir uma praia, mas tem pouco tempo pra ficar na Ilha.

Praia da armação

Tem aproximadamente de 400 metros de extensão, possui uma pequena igreja como ponto turístico e uma comunidade de pescadores. Tem esse nome porque no locar eram desossadas as baleias cujo óleo era utilizado na iluminação e na construção civil. Atualmente um dos locais mais freqüentados por praticantes de windsurf e do kitesurf. Em direção ao norte localiza-se a 14 km da balsa. Leve repelente.

Praia do Siriúba

Localizada a 3 km do centro sentido norte, é uma praia de águas calmas que conta com um quiosque. Fontes históricas nos contam que o local servia de embarque para a produção de cachaça produzida no engenho da fazenda Siriúba.

Pedra do Sino

É uma praia bem conhecida principalmente pelo seu maior atrativo, as pedras do sino, que realmente emitem sons de sinos quando são marteladas. Possui restaurante, é propícia para banho e fica a 5 km do centro sentido norte. O local para estacionar os carros é pequeno, por isso é bom chegar cedo em dias de feriado.

Praia da Pacoíba

Localizada a 12 km da Vila (centro) sentido norte da ilha, a praia é muito reservada e de pouco movimento. O acesso é feito através de uma pequena rua de terra a partir da avenida. Não há bares ou restaurantes. Com cerca de 200 metros de extensão possui areia firme. A praia é mais indicada para quem não gosta de muita agitação. NÃO SE ESQUEÇA DE LEVAR REPELENTE!

Praia do Jabaquara

Distante 16 km da Vila (centro) é uma das mais belas praias da Ilha. Com areias claras e cerca de 300 metros de extensão, a praia é cortada por dois cristalinos riachos. Abriga um núcleo de comunidade caiçara. Embora não seja urbanizada abriga um restaurante. LEVE REPELENTE!

Praia da Fome

Localizada no norte da Ilha, é uma praia pequena com cerca de 150 metros de extensão e de águas cristalinas. Chega-se até lá através de barco ou a partir da trilha do poço. No local existe um núcleo de comunidade caiçara. Não possui restaurante nem bares.

Praia do Bonete

A partir da ponta da Sepituba, extremo sul da Ilha, chega-se ao Bonete através de uma trilha de 16 km. Durante o percurso da trilha é possível se deleitar em cachoeiras dentre elas a mais conhecida a “Cachoeira da Laje” com tobogãs naturais é parada obrigatória para relaxar e fazer uma refeição (mas sem deixar lixo pra traz!). É possível chegar ao Bonete através de embarcações que partem da praia do Curral, é cobrado de 20 a 30 reais por pessoa.

A praia tem cerca de 600 metros de extensão, Um dos núcleos de comunidade caiçara com aproximadamente 250 pessoas habitam a praia. Em dias de ventos adequados a ondulação fica perfeita para a pratica de surf. Não é permitido acampar na areia da praia, local conta com uma pousada (simples), e com campings com bangalôs, a média do camping varia entre 10 a 15 reais por pessoa. Após as 20h00min a luz que é fornecida através de um gerador é encerrada. Alem do ar puro, belíssimas cachoeiras e o mar, o local ainda conta com um rio que deságua na praia.

Praia dos Castelhanos

Trata-se da maior praia de Ilhabela com cerca de 1500 metros de extensão. No passado, o local era utilizado para o desembarque de escravos depois que o trafico foi proibido pela Inglaterra. Chega-se a essa praia através de uma estrada de 26 km de extensão que cruza a Ilha do sentido oeste para leste. Mesmo com tempo seco, o acesso a carros de passeio é difícil, pois a estrada chega a 900 metros de altitude.

Varias agencias fazem passeios para a praia cobrando em média R$ 50,00 por pessoa. A mais apropriada para o surf e com os borrachudos fazendo parte do ambiente, é indispensável o uso de repelente! O local dispõe de alguns bares rústicos. O mar com suas águas límpidas e cristalinas é um convite ao mergulho. A partir dessa praia é possível chegar à cachoeira do gato através de uma trilha de nível fácil.

Roteiro escrito por Johny Aton

Como Chegar

Como chegar Ilhabela

Para quem parte de São Paulo descendo pela Estr. dos Tamoios são 208 km e aproximadamente 3 horas 50 minutos até a balsa, depois mais 20 minutos de travessia

Opções

Onde ficar em Ilha Bela – SP

Em Ilhabela você vai encontrar uma grande infraestrutura hoteleira onde é possível encontrar desde um simples camping, até o mais sofisticado hotel. É bom em alta temporada fazer uma reserva para não chegar até o local e não encontrar vagas.

10 DICAS PARA ENTRAR EM CONTATO COM A NATURESA

A princípio… Leve protetor solar e REPELENTE!

1 Não retirar ou danificar a vegetação.

2 Não deixar lixo, leve uma sacola plástica.

3 Não maltratar, alimentar ou retirar animais da mata.

4 Respeitar os habitantes locais (se houver).

5 Usar traje adequado e pouco peso na mochila.

6 Comunicar o roteiro de sua caminhada, e o tempo de estimado de volta a familiares e autoridades.

7 Nunca caminhar sozinho em trilhas.

8 Evitar colocar as mãos em locais cheios de folhas, ou buracos.

9 Não fumar na mata.

10 Não poluir as águas.

Vídeos

Este vídeo foi gravado na Ilha das Cabras em Ilhabela-SP pelos nossos amigos Daniel e Rafael Carvalho e mostra as belezas escondidas debaixo d’agua, cenário perfeito para a prática do snorkeling.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xHDMOTueYD8[/youtube]

Praia dos Castelhanos

Os vídeos abaixo foram filmados e editados por Johny Aton que faz parte da Equipe Etrilhas

Confira o vídeo da praia dos Castelhanos em Ilhabela-sp

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=oRE9-VV9IIM[/youtube]

Praia Grande

Confira o vídeo da Praia Grande em Ilhabela-sp

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=wsWEhmCx-5Y[/youtube]

Praia da Armação

Confira o vídeo da Praia da Armação em Ilhabela-sp

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=WYf97RJCXPY[/youtube]

Praia do Siriúba

Confira o vídeo da Praia do Siriúba em Ilhabela-sp

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ig18z355HCk[/youtube]

Pedra do Sino

Confira o vídeo da Pedra do Sino em Ilhabela-sp

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0aADgVefKR0[/youtube]

Praia do Jabaquara

Confira o vídeo da Praia do Jabaquara em Ilhabela-sp
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=MhTkjYnnSKE[/youtube]

Sua história

Se você já visitou esta cidade e gostaria de compartilhar sua experiência é só nos enviar sua história contando como foi, o que mais gostou e dicas do que a de melhor na região.

OBS: seu texto será postado dentro de 1 ou 2 dias e aquele que possuir termos ofensivos como palavrões, por exemplo, serão excluidos.

    Nome *

    E-mail *

    Lugar(es) que visitou *

    Enviar foto

    Sua história *